terça-feira, 5 de março de 2013

The Dark Knight Returns - Isso sim é filme do Batman!

Fala galera, tudo blz?
Hoje passei para comentar sobre um excelente material que tive o prazer de pôr os olhos nesse final de semana.
Estou falando do longa metragem de animação The Dark Knight Returns, traduzido aqui para as terras tupiniquins como Batman: O Cavaleiro das Trevas.
Simplesmente excelente!
Mas, como dizem os americanos, first things first.
Obs: já estejam avisados, o texto a seguir pode conter Spoilers.
 
 
O quadrinho
A HQ The Dark Knight Returns foi originalmente uma série limitada de quatro revistas, que logo depois foram compiladas em uma Graphic Novel lançada pela editora DC, chamada de Batman: The Dark Knight.
Estas revistas eram: The Dark Knight Returns, The Dark Knight Triumphant, Hunt the Dark Knight e The Dark Knight Falls.
 
Todas foram escritas e desenhadas pelo mestre dos quadrinhos, Frank Miller, e lançadas em 1986.
A história nos mostra um Batman/Bruce Wayne já com 55 anos de idade, aposentado há no mínimo 10; tendo que voltar à ativa, enfrentar novos e velhos inimigos, além da Polícia e do próprio governo dos EUA. Essa história, e consequentemente a Graphic Novel, é considerada um dos maiores clássicos dos quadrinhos do morcego.
 
O longa metragem
A animação em longa metragem foi dividida em duas partes, cada uma com pouco mais de uma hora. A primeira parte foi lançada em setembro de 2012, e a segunda em janeiro de 2013. Ambas foram dirigidas por Jay Oliva; e devo dizer, ele fez um ótimo trabalho! O processo de adaptação dos quadrinhos para a tela ficou excelente!
A primeira parte nos mostra um velho Bruce Wayne, aposentado, em um futuro próximo, não muito diferente do presente. Uma nova gangue, autodenominada Mutantes, aterroriza as ruas de Gotham. Isso, mais a suposta recuperação total de Harvey Dent e sua liberação nas ruas, levam Bruce a vestir novamente o manto do Homem-morcego.
 
Então temos o embate dele com o Duas-Caras, o surgimento de um novo Robin, agora uma menina chamada Carrie Kelley, e o derradeiro confronto com o líder dos Mutantes.
No final, ao ver seu líder caído, o resto da gangue debanda. Alguns são presos, outros se tornam os Filhos do Batman, falando que seguirão o exemplo dele e limparão as ruas. Mas a primeira parte realmente acaba com o Coringa, antes em estado catatônico, ouvindo o nome do Batman no noticiário e abrindo um sorrisão.
 
Já na segunda parte, Bruce continua o treinamento da jovem Robin, e ficamos sabendo um pouco mais da história. Quase todos os heróis, principalmente da Liga da Justiça, fizeram um pacto com o governo dos EUA, dizendo que eles se aposentariam, sobrando somente o Superman, que agora trabalha para a Casa Branca. O presidente é claramente uma alusão à Ronald Reagan, e uma nova Guerra Fria explode entre EUA e União Soviética.
O Coringa consegue escapar e começa seu reino de terror novamente, colocando o Morcegão em seu encalço.
Porém, com a aposentadoria de Gordon, a Polícia está atrás do Batman, uma vez que a nova comissária não "morre de amores" por ele. Além disso, o presidente tem a política de que o trabalho de super heróis acaba deixando o governo em maus lençóis, tendo em vista que eles fazem o que o governo deveria mas não consegue. Então ele pede para o Superman intervir e colocar "juízo" na cabeça do Homem-morcego.
Temos então o confronto com o Coringa, Batman fugindo da Polícia e dos Soldados, a aparição especial da Mulher Gato (velha e gorda!) e do Arqueiro Verde, e, pasmem, o derradeiro confronto entre ele e o Homem de Aço, em uma das mais emocionantes lutas entre super heróis que já vi (e que particularmente sempre quis ver).
Não contarei o final da história para não estragar muito para vocês; mas é muito bom mesmo!
 
A continuação
Entre novembro de 2001 e julho de 2002, foi lançada uma série de três revistas que davam continuidade à história, tomando-a de onde parou, intitulada The Dark Knight Strikes Again, e novamente escrita por Frank Miller.
Porém, esta não foi muito bem aceita pelo público em geral. Ainda não há notícias se pretendem transformar em animação ou não.
 

Meus pensamentos finais: simplesmente excelente!
Essa é uma das melhores histórias do Batman, transportada fiel e competentemente para as telas. De tão clássica, vários autores e escritores se baseiam nela para transportar o personagem para outras mídias, ou para criar novas histórias; incluindo o Sr. Nolan em sua série de filmes. 
Aqui vemos o verdadeiro Homem-morcego. O verdadeiro Cavaleiro das Trevas. Em uma história muito... mas MUITO melhor que o último filme do Nolan.
Simplesmente imperdível!
Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário