quinta-feira, 21 de março de 2013

Por que criar um sistema próprio de RPG?

E aí, galera? Tudo blz?
Como já mencionei aqui mesmo no blog, tenho um projeto de criar um sistema próprio de RPG. Já tenho a estrutura pronta e estou trabalhando nele sempre que possível.
Mas a verdadeira pergunta é: por que criar um sistema próprio e não usar um já pronto e publicado?
 

Grande parte dos RPGistas, principalmente os Mestres, já pensaram em criar e jogar um sistema próprio. E uma boa parte deles já o fez.
É comum também encontrar em alguns deles o sonho de ter seu sistema/cenário publicado, ser conhecido no meio e até ganhar um dinheirinho.
Mas o mercado de RPG é muito difícil de ser conquistado; ainda mais em nosso país, aonde o hobby não é tão popular quanto nos EUA ou na Europa. Até mesmo entre os escritores de RPG atuais, é raro encontrarmos aqueles que conseguem ganhar a vida somente com isso; o que os leva a possuir outros empregos em conjunto.
Então, não vim aqui para falar sobre a criação de sistemas com propósito, mas sim, sobre realizá-la para satisfação própria e do seu grupo; nada mais.

E esta satisfação do grupo é importante. Mas não estou falando diretamente sobre o grupo de jogo que o potencial criador possui. Deixe-me explicar:
Todo RPG deve atender à um nicho, à um certo grupo de jogadores. Logo, se você pretende criar um sistema de RPG de fantasia medieval, deve-se focar em regras que se adequem a este estilo de jogo. Se pretende criar um RPG de horror, deve-se criar regras voltadas para o horror.
Até mesmo os RPG´s ditos genéricos possuem um certo nicho. GURPS, por exemplo, é voltado para jogos mais realistas; não importando se forem de horror, sci-fi, ou fantasia medieval, as regras dele sempre buscam se aproximar ao máximo da realidade e letalidade.
Já o Savage Worlds, também genérico, possui regras mais voltadas para jogos pulp, cheios de ação e aventura.
E no caso de estarmos falando da criação de um sistema para se jogar com seu grupo mesmo, leve em consideração as opiniões dele. Veja que tipo de jogo seus jogadores preferem. Não queira criar e depois empurrar um RPG com regras realistas e letais, se seu grupo inteiro prefere jogos ao estilo de super heróis. Não crie um sistema que prime pelas regras de diplomacia, se seu grupo é totalmente adepto ao combate e Dungeon Crawl.

Outro fator importante é se o sistema a ser criado possui um cenário próprio. É sempre de bom grado buscar interligar as regras com a ambientação.
Um cenário de fantasia medieval clássica deve possuir um bom sistema de combate. Em outra via, se em seu cenário estiverem ocorrendo várias guerras, se os personagens dos jogadores puderem vir a se envolverem em verdadeiras batalhas campais, é interessante que seu sistema possua regras de combate em massa ou algo parecido.
No caso de um RPG voltado para investigação, se atente mais às perícias não-combativas, e às regras de como adquirir pistas e dialogar com outros personagens.
 
Os playtests. Eles são muito importantes. MUITO. Não pense que você vai sentar e, em uma única hora, vai desenvolver um sistema novo, do zero, e que ele será perfeito, sem erros.
Em primeira instância, nenhum sistema de RPG é perfeito. Depois, é necessário testar o sistema. Veja se as regras que você criou em teoria realmente funcionam bem na prática.
Jogue partidas e faça as mudanças necessárias. Você verá que com o desenrolar do jogo, vários problemas aparecerão; e isto possibilitará saná-los ao longo do tempo.
E, nesse momento, é de extrema valia um grupo. Tanto o seu próprio quanto outros (se decidir divulgar seu sistema na internet ou em outro lugar). Ouça as críticas. Veja os problemas que estão sendo relatados. Discuta as melhores soluções. Isso é sempre importante para aprimorar seu RPG.

E, você deve estar se perguntando, por que ter todo este trabalho?
Se existe um RPG, já no mercado,  que você e seu grupo de jogo se identifiquem e gostem muito, realmente não há o por quê criar um próprio (além da realização pessoal... hehehe). Existem ótimos sistemas disponíveis hoje em dia; é fácil encontrar um que atenda os requisitos.
Mas se não for caso. Se você tem aquela sensação de que está faltando algo. Que tal sistema poderia ser melhor de tal maneira, ou que uma regra própria que você inventou encaixou bem em tal situação; creio que seja uma iniciativa muito interessante tentar criar seu próprio sistema de regras.
E você nem precisa começar do zero. Você pode adaptar seu sistema favorito, acrescentando uma regra aqui, alterando outra acolá, para deixá-lo mais a sua cara.
Se não há a intenção de publicação e lucro com ele, ou seja, for só para uso pessoal, não há problema. Mas com as Open Game Licenses (principalmente D20), pode-se até pegar as idéias já prontas e adaptá-las, para depois publicar sem maiores problemas.
 
Confesso que meu sistema próprio em que estou trabalhando na verdade possui muita coisa que tirei de outros RPG´s. Idéias totalmente novas são poucas. Fiz um apanhado de várias regras que gostava, de vários sistemas diferentes, e decidi uní-las em um único sistema, fazendo adaptações para que coexistissem de maneira coerente.
O resultado: preciso finalizá-lo e jogá-lo para saber. E para isso, também gostaria da ajuda de vocês. Entre os próximos posts, irei colocando partes do sistema, para saber as opiniões e críticas de vocês. E depois do sistema já quase terminado, gostaria que realizassem playtests e me retornassem os resultados, também com críticas e opiniões; para, como disse, ir aprimorando-o.
Galera, por hoje é isso.
Um abraço!
 

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Vlw pela força!
      No começo da semana que vem já pretendo estar postando a primeira parte das regras

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  2. Ótima reflexão! Citei esta postagem na primeira que iniciei sobre postagens interessantes, aqui:
    http://www.rpgpara.com/blogs-e-suas-postagens-interessantes/

    Também tenho essas reflexões sobre criação de jogos. Não queria precisar criar um jogo, mas as regras nunca me satisfizeram facilmente quando passei a mestrar mais do que jogar e as regras de combate medieval não me agradavam, queria algo mais mortal e simples:
    http://rpgsimples.blogspot.com.br/2013/01/mercenarios-de-espada-e-magia-sistema.html

    Gilson

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    1. Legal Gilson...
      Que bom que gostou...
      Vlw pela citação
      Abs

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  3. De: Marco Aurélio (Soifased)
    Para: A quem interessar

    Olá! Como vai?

    Estou à procura de interessados num projeto ambicioso, focado no desenvolvimento de um sistema de RPG completamente novo com ideias revolucionárias ainda não utilizadas para os padrões de hoje.

    O sistema visionário, genérico e moderno, busca completar lacunas que outros sistemas tem, como :

    > Ser dinâmico.

    > Ter uma gama imensa de opções para o jogo.

    > Facilitar ao mestre na hora de tomar decisões em qualquer situação do jogo.

    > BPc's fichas de Robôs feitas pelo jogador de seus personagens, para quando estiver ausente em uma sessão de jogo o mestre tenha autorização de controlá-lo.

    > Atributos Espirituais e Alma. Para mesmo que o personagem morra possa, dependendo da Campanha, continuar no jogo como espírito, ou surgir em outro jogo com a permissão do mestre.

    > Ensinar o indivíduo Jogador algum tipo de ciência que não saiba.


    São muitas as possibilidades que o sistema pode ter.

    Agradeço a atenção e espero uma ideia, uma mão ou mesmo as críticas, serão bem vindas.... OBRIGADO!!!

    sideworld@gmail.com

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