quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Hellblazer - O verdadeiro John Constantine

E aí galera!!! Tudo certo?
Espero que todos tenham tido uma excelente virada de ano, e que 2013 venha com tudo!

Venho aqui hoje falar sobre uma HQ (na verdade, venho prestar minha homenagem à ela, depois de ficar sabendo das últimas notícias... Mais para frente volto no assunto, não se preocupem).
Essa HQ é Hellblazer, que conta as histórias do mago inglês John Constantine. Agora... me façam um favor: esqueçam o filme!
O filme Constantine fez um péssimo trabalho ao tentar adaptar o personagem para as telonas. Não deve ser levado em conta.
 
 
 
Constantine foi criado em 1987, pelo grande Alan Moore, aparecendo como coadjuvante em uma história do Monstro do Pântano. Porém, ele estava destinado há muito mais que isso. Vendo o potencial e o carisma nato do personagem, Alan indicou pessoalmente o roteirista Jamie Delano para a tarefa de transformá-lo em um personagem principal de uma revista. E eis que surge Hellblazer, inicialmente com desenhos de John Ridgway, pelo selo Vertigo (o selo adulto da DC Comics).
 
Nestes 25 anos de carreira, o mago loiro de sobretudo surrado, trapaceiro, cínico, malandro, fumante inveterado e mulherengo, já passou por várias situações memoráveis, nas quais nunca se sabia o desfecho (algumas saíram do jeito que ele pretendia, mas a maioria sempre trazia uma surpresa no final, poucas vezes boa). Ele já salvou a vida de sua irmã e de sua subrinha, Gemma; conheceu seu amigo (talvez único) Chas; teve câncer no pulmão (mas não parou de fumar depois de curado, diferente do final "politicamente correto" de Holywood); enganou os três Lordes do Inferno (Lúcifer que o diga); confrontou o Lorde dos Vampiros; visitou o Inferno mais vezes do que gostaria; desenterrou quase toda a podridão da realeza e do governo; viajou para a América; e até mesmo salvou o mundo uma vez ou outra.
 

Houve até uma edição que foi censurada, sendo impedida de ser publicada. O nome da história era Shoot, e foi censurada pois tratava de temas muito próximos aos acontecimentos de Columbine.
 
A revista Hellblzer passou na mão de vários autores. Destaque para o próprio Jamie Delano, além de Garth Ennis e Brian Azzarello, que criaram aquelas que figuram entre as melhores histórias do mago inglês. Como é de se esperar nesses casos, isso acabou gerando altos e baixos, histórias excelentes e outras não tão boas. Mas os fãs de Constantine nunca deixaram de seguir suas histórias com temáticas de horror e até mesmo de introspecção. Atualmente, o roteiro está nas mãos de Mike Carey, que vem fazendo um ótimo trabalho, até onde acompanhei.
 
Porém, existe uma má notícia (parece que sempre tem que haver uma...). A DC Comics, há pouco mais de um ano atrás, decidiu dar uma repaginada em seu material. Este fato é bem conhecido pelos seguidores de quadrinhos. Ela deu início aos Novos 52. Vários personagens ganharam uma repaginação e uma nova revista mensal. Entre estas revistas, encontramos A Liga da Justiça Sombria; e entre seus integrantes, lá está John Constantine. Porém não é o mesmo mago arrogante da linha Vertigo. Aqui, eles deram uma amenizada, deixaram mais light, transformaram-no em um pseudo super-herói, abordando temas mais, posso dizer, infantis.
Agora, a pior notícia: recentemente, a DC Comics anunciou que a revista Hellblazer será cancelada! John Constantine será cancelado. Só sobrará o pseudo John da linha Novos 52. Ela já relatou que a revista Hellblazer terá seu fim na edição de n°. 300.
 

Lá fora, parece que a revista se encontra em sua edição n°. 296; mas aqui o Brasil, ela está no nº. 214.
E por falar nisso, aqui em terras tupiniquins, Hellblazer passa por um grande momento. As histórias iniciais do mago, desde as publicadas em Hellblazer nº. 01, estão sendo relançadas em formato encadernado, com o nome de Hellblazer: Origins. Já foram publicados 4 volumes, trazendo os primeiros arcos da revista.
Também já foram publicados vários encadernados contendo arcos fechados das histórias, em vários momentos da vida do mago inglês; inclusive o inesquecível momento em que ele cura seu câncer de pulmão e engana Lúcifer e os outros Senhores do Inferno. Este arco, e o encadernado, se chamam Hábitos Perigosos.
Além disso, atualmente as revistas Hellblazer mais recentes (e inéditas no Brasil) vêm sendo publicadas aqui na revista mensal Vertigo.
Tudo isso está sendo possível graças ao excelente trabalho da Panini Comics, que publicou e continua publicando tudo isso em nosso país.
 
Bom. Espero que escrevendo e compartilhando este texto, eu tenha feito uma homenagem à este grande personagem dos quadrinhos com temáticas mais "adultas". Mesmo com seu fim iminente, acredito que seus fãs nunca o esquecerão. E para quem ainda não o conhece, fica a dica deste excelente quadrinho, com esse mais que carismático personagem. O bom é que aqui no Brasil ainda vai demorar um pouco para Hellblazer encontrar seu fim.
 

Um abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário