Fala galera! Tudo blz?
Esses dias, estava pensando sobre combates; mais
especificamente combates contra grandes vilões.
Estes são aqueles combates que não devem ficar na
mesmice dos outros.
Por favor, não me entendam mal. Eu acredito que
nenhum combate deve ser desprovido de emoção; por isso mesmo gostei tanto do
sistema Dungeon World, que prima pelo improviso tanto do mestre quanto dos
jogadores, em todos os combates. Falei um pouco sobre ele há alguns posts
atrás (mais precisamente, aqui).
Mas os combates com os grandes vilões, aqueles
indivíduos que os heróis amam odiar, devem ser inesquecíveis, cheios de emoção
e perigo, com cenas memoráveis que ficarão na lembrança dos jogadores por muito
tempo.
E como fazer isso? Bom... não é fácil, e cada
mestre tem seu jeito próprio. Mas escreverei aqui algumas coisas que eu costumo
fazer e algumas diretrizes que costumo seguir.
Não coloque simplesmente o vilão ali, parado na
frente dos heróis, e espere eles se digladiarem.
Pense em coisas e situações maiores, grandiosas,
ímpares.
Coloque a luta final em uma ponte de pedra com um
rio de lava ou um abismo infinito abaixo. Ou então, que tal colocar o inimigo e
os heróis nas costas de um dragão imenso, lutando a batalha derradeira enquanto
a besta alada singra pelos ares? Talvez o vilão tenha viajado até um reino
submarino, e a luta se dê nas profundezas gélidas do oceano, ou em algum lugar
sem gravidade, ou em meio há uma tempestade nunca antes vista, invocada pelo
bruxo satânico, fazendo com que relâmpagos caiam em volta dos personagens de
tempos em tempos. Ou até mesmo, que tal uma batalha final dentro do olho de um
tornado?!
Traga emoção ao local da batalha, e ela não será
igual a nenhuma outra.
2. Inimigos grandiosos
Crie vilões realmente memoráveis, assim a batalha
contra eles também o será.
Quanto mais os heróis quiserem derrotar o vilão,
mais tempo a vitória ficará na mente dos jogadores.
E por grandiosos, me refiro tanto em poder,
quanto em questões de roleplay, e até mesmo à nível de metajogo.
Se você cria um NPC, que sempre ajuda os
personagens, até um momento em que ele os trai, revelando-se o grande vilão,
deixando-os sem nada; os jogadores não verão a hora de por as mãos no pescoço
dele.
E vilões extremamente poderosos (aqueles que,
talvez, não possam ser derrotados por puro combate; que existe uma maneira
específica, como um ritual secreto, ou uma fraqueza escondida), quando
vencidos, dão uma sensação de conquista maior e épica.
Há alguns dias, estava ouvindo o podcast
especial de RPG do Nerdcast, no Jovem Nerd.
São três partes em que eles estão jogando uma pequena campanha. E no final de
cada parte, eles enfrentam um chefe.
Galera... devo dizer que eu fiquei empolgado com
as batalhas, principalmente a última! Excelente. Soltando um pequeno spoiler;
eles devem derrotar um Tarrasque. Mas não um simples tarrasque; um monstro
gigantesco do tamanho de uma cidade nos moldes de Roma! A cidade inteira foi
construída nas costas dele! Os heróis precisam escalar o bixo, no melhor estilo
Shadow of Colossus; chegar até o ponto onde se encontra a fraqueza
dele, desviar dos detritos caindo, etc. ÉPICO!
Para quem quiser ouvir, segue o link da terceira
e última parte (onde também tem os links direcionando para as outras duas
partes):
3. Improvise e Surpreenda
Por favor. Eu peço por favor.
Não deixe o combate se tornar aquele "Eu ataco. Eu defendo. Eu ataco,
faço X de dano. Eu solto minha magia Y". Na verdade, nenhum combate
deveria ser assim.
Faça com que os jogadores interpretem o combate;
coloque situações na frente deles que eles precisem resolver de maneira diversa
de um simples ataque.
Talvez o vilão esteja voando, ou esteja etéreo.
Ou talvez o chão esteja se movendo. Ou talvez eles tenham somente um número
determinado de rounds para deter o vilão antes que algo terrível
aconteça (a urgência é outra medida também muito empolgante, e que libera a
criatividade e a improvisação dos jogadores).
Crie táticas para os vilões, daquelas vistas em
filmes mesmo, como derrubar estátuas no caminho dos heróis, tentar cegá-los
jogando um tapete ou poeira mágica em cima deles, usar reféns inocentes para
dividir suas atenções. Talvez ele seja uma ilusão, e o verdadeiro apareça atrás
deles em dado momento.
Em certos casos, pense até em quebrar ou
distorcer as regras do sistema, em prol da interpretação, para que tal cena
fique realmente cinematográfica (aprendi isso com o Dungeons World,
principalmente em relação às regras de iniciativa).
E por falar em filmes, não tenha medo de copiar
ou se inspirar em filmes, livros, quadrinhos, seriados, videogames, etc.
As batalhas finais contra os vilões nessas mídias
normalmente são épicas e empolgantes. Se inspire nelas ou até mesmo use-as do
jeito que estão.
Alguns dos exemplos que dei acima foram tirados
de algumas dessas mídias. Não tenha medo. Se você se empolgou com a cena no
filme, os jogadores, e você, se empolgarão com ela na
aventura. E, quem sabe, eles podem até te surpreender dando outro desfecho ou
adotando outras táticas para a mesma situação.
Bom, pessoas. É isso. Espero que tenham gostado
do post, e que vocês se inspirem para criarem combates épicos; daqueles que
sempre são lembrados pelos jogadores e por você nas conversas em volta da mesa.
Um abraço!
Se eu fosse mestre lhe daria XP em dobro. Boa postagem. Tive uma sessão ontem e se eu usasse essas dicas... Vou usar com certeza na próxima.
ResponderExcluirElder Darksoul
Taverna dos Quatro Cavaleiros
Vlw Elder.
ExcluirQue bom que você curtiu o post.
Pretendo sempre trazer para o blog minhas idéias e coisas que faço na mesa de jogo...hehehe
Abs
Parabéns, bela postagem. Traz muitas boas dicas seja para principiantes seja para veteranos.
ResponderExcluirValeu!!!
ExcluirQue bom que gostou da postagem.