quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Boss Fight - Batalhas contra os grandes vilões

 
Fala galera! Tudo blz?
Esses dias, estava pensando sobre combates; mais especificamente combates contra grandes vilões.
Estes são aqueles combates que não devem ficar na mesmice dos outros.
Por favor, não me entendam mal. Eu acredito que nenhum combate deve ser desprovido de emoção; por isso mesmo gostei tanto do sistema Dungeon World, que prima pelo improviso tanto do mestre quanto dos jogadores, em todos os combates. Falei um pouco sobre ele há alguns posts atrás (mais precisamente, aqui).
Mas os combates com os grandes vilões, aqueles indivíduos que os heróis amam odiar, devem ser inesquecíveis, cheios de emoção e perigo, com cenas memoráveis que ficarão na lembrança dos jogadores por muito tempo.
E como fazer isso? Bom... não é fácil, e cada mestre tem seu jeito próprio. Mas escreverei aqui algumas coisas que eu costumo fazer e algumas diretrizes que costumo seguir.
 
1. Saia do "feijão com arroz"
Não coloque simplesmente o vilão ali, parado na frente dos heróis, e espere eles se digladiarem.
Pense em coisas e situações maiores, grandiosas, ímpares.
Coloque a luta final em uma ponte de pedra com um rio de lava ou um abismo infinito abaixo. Ou então, que tal colocar o inimigo e os heróis nas costas de um dragão imenso, lutando a batalha derradeira enquanto a besta alada singra pelos ares? Talvez o vilão tenha viajado até um reino submarino, e a luta se dê nas profundezas gélidas do oceano, ou em algum lugar sem gravidade, ou em meio há uma tempestade nunca antes vista, invocada pelo bruxo satânico, fazendo com que relâmpagos caiam em volta dos personagens de tempos em tempos. Ou até mesmo, que tal uma batalha final dentro do olho de um tornado?!
Traga emoção ao local da batalha, e ela não será igual a nenhuma outra.
 
2. Inimigos grandiosos
Crie vilões realmente memoráveis, assim a batalha contra eles também o será.
Quanto mais os heróis quiserem derrotar o vilão, mais tempo a vitória ficará na mente dos jogadores.
E por grandiosos, me refiro tanto em poder, quanto em questões de roleplay, e até mesmo à nível de metajogo.
Se você cria um NPC, que sempre ajuda os personagens, até um momento em que ele os trai, revelando-se o grande vilão, deixando-os sem nada; os jogadores não verão a hora de por as mãos no pescoço dele.
E vilões extremamente poderosos (aqueles que, talvez, não possam ser derrotados por puro combate; que existe uma maneira específica, como um ritual secreto, ou uma fraqueza escondida), quando vencidos, dão uma sensação de conquista maior e épica.
Há alguns dias, estava ouvindo o podcast especial de RPG do Nerdcast, no Jovem Nerd. São três partes em que eles estão jogando uma pequena campanha. E no final de cada parte, eles enfrentam um chefe.
Galera... devo dizer que eu fiquei empolgado com as batalhas, principalmente a última! Excelente. Soltando um pequeno spoiler; eles devem derrotar um Tarrasque. Mas não um simples tarrasque; um monstro gigantesco do tamanho de uma cidade nos moldes de Roma! A cidade inteira foi construída nas costas dele! Os heróis precisam escalar o bixo, no melhor estilo Shadow of Colossus; chegar até o ponto onde se encontra a fraqueza dele, desviar dos detritos caindo, etc. ÉPICO!
Para quem quiser ouvir, segue o link da terceira e última parte (onde também tem os links direcionando para as outras duas partes):
 
3. Improvise e Surpreenda
Por favor. Eu peço por favor. Não deixe o combate se tornar aquele "Eu ataco. Eu defendo. Eu ataco, faço X de dano. Eu solto minha magia Y". Na verdade, nenhum combate deveria ser assim.
Faça com que os jogadores interpretem o combate; coloque situações na frente deles que eles precisem resolver de maneira diversa de um simples ataque.
Talvez o vilão esteja voando, ou esteja etéreo. Ou talvez o chão esteja se movendo. Ou talvez eles tenham somente um número determinado de rounds para deter o vilão antes que algo terrível aconteça (a urgência é outra medida também muito empolgante, e que libera a criatividade e a improvisação dos jogadores).
Crie táticas para os vilões, daquelas vistas em filmes mesmo, como derrubar estátuas no caminho dos heróis, tentar cegá-los jogando um tapete ou poeira mágica em cima deles, usar reféns inocentes para dividir suas atenções. Talvez ele seja uma ilusão, e o verdadeiro apareça atrás deles em dado momento.
Em certos casos, pense até em quebrar ou distorcer as regras do sistema, em prol da interpretação, para que tal cena fique realmente cinematográfica (aprendi isso com o Dungeons World, principalmente em relação às regras de iniciativa).
 
4. Copie... quer dizer, se inspire
E por falar em filmes, não tenha medo de copiar ou se inspirar em filmes, livros, quadrinhos, seriados, videogames, etc.
As batalhas finais contra os vilões nessas mídias normalmente são épicas e empolgantes. Se inspire nelas ou até mesmo use-as do jeito que estão.
Alguns dos exemplos que dei acima foram tirados de algumas dessas mídias. Não tenha medo. Se você se empolgou com a cena no filme, os jogadores, e você, se empolgarão com ela na aventura. E, quem sabe, eles podem até te surpreender dando outro desfecho ou adotando outras táticas para a mesma situação.
 
Bom, pessoas. É isso. Espero que tenham gostado do post, e que vocês se inspirem para criarem combates épicos; daqueles que sempre são lembrados pelos jogadores e por você nas conversas em volta da mesa. Um abraço!

4 comentários:

  1. Se eu fosse mestre lhe daria XP em dobro. Boa postagem. Tive uma sessão ontem e se eu usasse essas dicas... Vou usar com certeza na próxima.

    Elder Darksoul
    Taverna dos Quatro Cavaleiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw Elder.
      Que bom que você curtiu o post.
      Pretendo sempre trazer para o blog minhas idéias e coisas que faço na mesa de jogo...hehehe
      Abs

      Excluir
  2. Parabéns, bela postagem. Traz muitas boas dicas seja para principiantes seja para veteranos.

    ResponderExcluir