sábado, 19 de janeiro de 2013

Baldur´s Gate: Enhanced Edition - O AD&D está de volta no PC (Games)

Fala galera!!! Tudo certo?
Hoje venho falar de um grande jogo, que muitos de vocês devem conhecer: Baldur´s Gate.
 
 
Esse clássico foi relançado essa semana, em uma Enhanced Edition. Foram realizadas melhorias tanto na parte gráfica quanto no jogo em si. Os gráficos estão um pouco melhores, mas sem muitas mudanças; e os produtores falaram que corrigiram vários bugs e coisas afins do jogo original. Também, agora é possível usar todas as adições do Bladur´s Gate 2 nesse primero, como exemplo kits de classe e subraças, que no original não existiam.
Além disso, também foram adicionados três NPS´s novos que você pode encontrar durante a campanha e uma aventura totalmente nova: The Black Pits.
Ainda, todas as cinematics foram trocadas por novas, hand painteds e animadas.
 
Baldur´s Gate foi um clássico de seu tempo, desenvolvido pela BioWare e lançado em 1998. Ele foi considerado (e por alguns, ainda é até hoje) o melhor RPG eletrônico baseado em AD&D. Ele foi o precursor e serviu de base para quase todos os jogos que saíram em seguida, como NeverWinter Nights e Temple of Elemental Evil.

O fator primordial é a falta de linearidade, o que foi um avanço na época. A história é completamente não linear, e suas escolhas influenciam diretamente no mundo ao seu redor. Se você tiver um grupo que não ajuda ninguém e só pensa em sua própria causa, as pessoas da cidade não te ajudarão com muita frequência, e cobrarão mais caro pelos produtos que vendem. Mas, se ao contrário, você for altruísta, eles serão felizes em te ajudar e dar descontos.
Ainda, se você assassinar alguém em uma cidade, ou furtar o bolso de alguém, pode estar certo de que um guarda ou um mercenário virá atrás de você por aquele crime, em algum momento.
Sem falar em escolhas maiores, como "ajudar ou não ajudar" a elfa drow ferida no meio da estrada?
A série Elder Scrolls se baseou muito nessa inovação trazida por Baldur´s Gate.
 
Além de tudo isso, o jogo ainda se passa no cenário de Forgotten Realms, talvez o maior e mais querido cenário dos jogadores de RPG. Centrado na região da Costa da Espada (Sword Coast, no original), durante a aventura pode-se encontrar muitos lugares e personagens conhecidos dos amantes desse cenário, inclusive o elfo negro Drizzt Do´Urden e o poderos mago Elminster!

E por falar em NPC´s, no começo do jogo, você cria seu personagem, usando as regras do antigo AD&D. Mas durante a aventura, você encontra vários NPC´s que podem se juntar ao seu grupo na jornada. E talvez o mais carismático e inesquecível (na minha opinião) é Minsc, um guerreiro/bárbaro careca grandão, que sempre tem ao seu lado Boo, seu "Hamster Gigante do Espaço em Miniatura"!!!
 
Baldur´s Gate: Enhanced Edition já está disponível para PC, Android e iPAd. Você pode encontrá-lo a venda no Steam, pelo preço de R$ 34,99.
Eu particularmente já estou revivendo esta aventura, hehehe...
Um abraço!

4 comentários:

  1. Este foi o meu primeiro jogo da série que jogeui. Na época eram cinco CDs com uma aventura gigantesca. Passei ótimos momentos desvendando os mistérios deste fabuloso jogo. Para quem ainda não jogou ou não conhece eu recomendo!!!

    João Brasil
    Confraria de Arton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também foi meu primeiro jogo da série, João. Pra dizer a verdade...acho que foi meu primeiro RPG!
      Muito bom mesmo. Me cativou e prendeu ao estilo.
      Recomendadíssimo!

      Excluir
  2. Faltou o link pro jogo no Steam, facilitaria para quem o está procurando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que eu estou tãoa costumado a usar o programa do steam, que até esqueci de colocar o link do site... hehehe.
      Aí vai: http://store.steampowered.com/app/228280/?snr=1_7_15__13

      Excluir