sábado, 22 de dezembro de 2012

A Companhia Negra

Olá novamente, caros leitores!

Hoje decidi trazer para vocês a resenha de um livro que li apenas recentemente, mas que não deveria ter demorado tanto para ler.
Este tomo é nada mais nada menos que A Companhia Negra (The Black Company), escrito por Glenn Cook, e traduzido aqui para nós pela editora Record.

 
A capa da esquerda é a versão nacional, e a da direita a original.


Mas vamos ao que interessa:
A história se passa em um mundo de fantasia medieval, com grandes magos e feiticeiros, e guerreiros com suas espadas e arcos. Porém, esta é uma história de dark fantasy, ou seja, esteja preparado para batalhas sangrentas, personagens que vivem sobre a tênue linha do bem e do mal, grandes sacrifícios sem grandes recompensas, e onde o bem nem sempre vence no final.

A Companhia Negra, que dá título ao livro, é um grupo de mercenários consideravelmente famosos nesse mundo, pois já existe há várias gerações, mas encontram-se em decadência. Eis que surge uma oportunidade: eles são contratados pela Dama, uma feiticeira antiga que há tempos imemoriais dominava o mundo com mão de ferro, mas que foi derrotada e agora retorna para tentar subir ao poder novamente (e devo dizer, não perde em quase nada para Sauron).

Aceitando a missão de lutar na guerra por ela, eles acabam passando por diversas situações, tanto mostrando o lado épico das batalhas, quanto o lado humano de seus integrantes. E por tocar no assunto, tanto os integrantes quanto as batalhas são pontos altos no livro.

Os integrantes são humanos, cheios de falhas, mas também de valores, cada um à sua maneira. Não há como não simpatizar com alguns deles, mesmo sabendo de que lado estão.
E quanto às batalhas, bom, devo dizer que não é à toa que capa de trás do livro traz a seguinte frase em negrito: "Tolkien encontra Bernard Cornwell".
Cornwell é o autor de livros como as Crônicas de Arthur e As Crônicas Anglo-Saxônicas. As batalhas são descritas primorosamente, e realisticamente.
Glenn Cook transporta suas experiências como fuzileiro da Marinha Norte Americana, transformando as batalhas que a companhia de mercenários lutam trágicas, porém emocionantes.

O livro é inteiro narrado em primeira pessoa, na voz de um dos integrantes da Companhia, Chagas, o médico da companhia e o responsável por registrar no diário todos os acontecimentos que passam.

Gostei muito do livro. É uma ótima leitura. Começa meio "morno", mas essa introdução serve para conhecer os personagens e se cativar por eles. Mais para o final do livro, não dá vontade de parar de ler até acabar suas 305 páginas.
Esse é só o primeiro livro da série As Crônicas da Companhia Negra (Tales of the Black Company), porém é o único que foi traduzido para o português por enquanto. Em seu país de origem, a série é muito conhecida e respeitada entre as séries de fantasia, mas já encontrou seu término. São 10 livros (sendo que um deles é meio que um spin-off). O primeiro livro foi escrito em 1984, e o último em 2000. Vamos torcer para que a editora Record continue a traduzí-los.
Eu particularmente já estou colocando minhas mãos no segundo e no terceiro volumes: Shadows Linger e The White Rose.
Bom...fica a dica para quem quiser ler uma boa história de fantasia medieval dark. Achei que vale muito à pena.
Um abraço.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário